Como compreender o processo de cura no Transtorno de Personalidade Borderline?
- Cesar Montoro
- 12 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de set. de 2024
O que é cura?
A cura na psicologia não significa necessariamente a eliminação completa de todos os problemas ou dificuldades, ainda mais quando falamos de transtornos de personalidade (já que nossa personalidade, apesar de não ser imutável, possui características que tendem a permanecer relativamente constantes ao longo da vida).
Diferente do conceito de cura que temos na medicina, que seria, de forma geral, o reestabelecimento da saúde através da resolução definitiva e irrevogável de uma doença, no tratamento psicoterápico, muita vezes, o objetivo é ajudar a pessoa a desenvolver habilidades de enfrentamento para lidar com os desafios da vida de forma mais eficaz e satisfatória.
Além disso, a cura na psicologia pode ser um processo contínuo e em constante evolução, que envolve a manutenção da saúde mental e emocional a longo prazo.
No caso do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), portanto, a cura esperada não consiste na eliminação de todos os seus sintomas, mas sim um processo de transformação interior em que a pessoa se torna mais consciente e integrada. Trata-se de um processo de autodescoberta e desenvolvimento pessoal que visa a obtenção de melhores recursos e alternativas por parte da pessoa para que ela possa lidar com aquilo que a faz sofrer.
Um abraço!
Cesar B. Montoro
Psicólogo Clínico
CRP 06/72524
Atendimento online e presencial em São Paulo/SP
Commentaires